As varizes são hereditárias e acometem 4 a cada 10 brasileiros. Confira nossas dicas para se prevenir do problema.
Se você não tiver varizes, com certeza conhece alguém que sofre deste problema. Isto porque a doença afeta aproximadamente 38% da população brasileira, ou seja, 4 a cada 10 pessoas.
Condições genéticas são as principais causas do problema. Apesar disso, é importante saber que todas as pessoas que passam longos períodos sentadas ou em pé também estão sujeitas a desenvolver varizes.
Além disso, sedentarismo e obesidade são fatores potenciais que facilitam o desenvolvimento das varizes e agravam os sintomas de quem já sofre do problema.
De qualquer forma, o melhor remédio é sempre a prevenção, pois, geralmente, as varizes estão relacionadas com um ou mais problemas vasculares e práticas saudáveis podem evitá-las, assim como outros problemas ligados ao nosso sistema circulatório.
Por isso, resolvemos separar algumas práticas para você se prevenir das varizes.
Boa leitura!
Como dito no início deste conteúdo, as varizes são um problema hereditário, portanto, não tem como escapar. Se pai, mãe, ou avós possuem, você também pode ser um alvo.
Por isso, caso as varizes surjam, a melhor alternativa é retardar os sintomas para amenizar os efeitos e garantir que elas não se formem por completo.
Veja o que você pode fazer para se prevenir.
Sedentarismo e obesidade são dois aliados íntimos das varizes e o pior inimigo deles é uma vida ativa, com prática de atividades físicas, como caminhadas e alongamentos diários para melhorar a circulação sanguínea, além de musculação para fortalecer a musculatura e aumentar a robustez dos vasos.
Dietas com excesso de gordura, sal e/ou açúcar, desenvolvem quadros inflamatórios por todo o corpo e/ou obstruções no sistema vascular.
Por este motivo, outro excelente hábito para se prevenir das varizes é reduzir ao máximo a ingestão dessas substâncias e manter uma dieta balanceada, com a quantidade ideal de calorias e nutrientes para seu organismo. Para saber adequar sua alimentação, o ideal é procurar um nutricionista.
Além de ser um hábito extremamente relaxante e aliviante, se deitar e colocar as pernas acima do nível de seu tórax é ótimo para se prevenir das varizes.
Para que essa prática seja eficaz, ela precisa ser feita todos os dias, ao menos uma vez. Com 15 minutinhos você já consegue sentir o alívio nas pernas, pés e a melhora na circulação.
Posições estáticas, sejam elas sentadas ou em pé, dificultam a circulação do sangue para a parte superior do corpo, concentrando nos membros inferiores e aumentando a pressão nos vasos da região. Se a posição for sentada com as pernas cruzadas, o efeito negativo se intensifica.
Por isso, durante o trabalho ou em casa, é importante não se manter por mais de uma hora na mesma posição. Quando puder, levante, vá tomar água, caminhe um pouco e alongue suas pernas.
Como você já sabe, a prevenção é a melhor forma de evitar o aparecimento das varizes. Não espere sentir dor ou visualizar os vasos para começar a ter uma vida com práticas saudáveis.
Para as mulheres, o cuidado precisa ser ainda maior, pois o salto alto prejudica a circulação e o uso de anticoncepcionais aumenta os níveis de estrógeno e progesterona, dois hormônios que, quando estão em níveis muito altos, colaboram com o surgimento das varizes ou pioram os sintomas de quem já é acometido pelo problema.
Se você percebeu alguns sintomas, não espere que eles piorem, agende sua consulta conosco e faça uma avaliação do quadro para poder se tratar adequadamente.
Agende sua consulta com facilidade e agilidade pelo nosso WhatsApp. Clique no botão abaixo e fale conosco.