Você sofre com varizes? Entenda no blog como elas surgem e quais tratamentos podem ser indicados.
De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), as patologias nos vasos sanguíneos são as doenças mais frequentes no mundo. Entre os problemas mais comuns estão as varizes, que, apesar de serem mais frequentes nas mulheres, podem acometer os homens também.
Varizes são veias dilatadas e deformadas que, normalmente, surgem nos membros inferiores: nos pés, pernas e coxas e podem causar desconforto estético, dor e inchaço.
O problema surge quando o sangue tem dificuldade de voltar dos pés e pernas para o coração. Trata-se de uma disfunção nas válvulas venosas que, por fatores como idade ou hereditariedade, podem parar de funcionar com eficiência e o sangue passa a refluir e ficar parado dentro das veias, provocando sua dilatação. Essa dilatação anormal leva às varizes.
Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto e como tratar o problema.
Além de notar o surgimento de veias mais grossas e tortuosas principalmente nos membros inferiores, outros fatores podem ser indicativos de que é importante procurar um médico angiologista para exames.
No caso de varizes, podem estar presentes sintomas como:
– veias azuladas e muito destacadas na pele;
– agrupamento de vasos avermelhados e finos;
– queimação nas pernas e planta dos pés;
– inchaço, especialmente nos tornozelos ao final do dia;
– cansaço ou sensação de fadiga nas pernas;
– sensação de peso nas pernas.
Quando não tratadas, as varizes podem levar a complicações, como eczema, úlcera, hemorragias, inflamação das varizes, etc.
Atualmente, com a evolução da medicina, muitos casos de varizes podem ser tratados sem cirurgia e com altas taxas de sucesso e satisfação dos pacientes.
Alguns tratamentos para varizes que se destacam são:
O laser é um dos métodos mais avançados tecnologicamente para tratar as varizes superficiais de uma maneira minimamente invasiva, rápida e com grande eficácia.
O equipamento utilizado no procedimento emite uma luz intensa e específica para a eliminação das varizes, que irradia calor focado no local, causando a contração e destruição da veia doente devido a alta temperatura.
Por ser um método rápido e minimamente invasivo, pode ser realizado no consultório e o paciente pode retornar às suas atividades profissionais e exercícios físicos no dia seguinte.
Apesar das varizes serem reincidentes, com este método e tratamento completo os resultados têm maior durabilidade, podendo ser permanentes e eliminar definitivamente as varizes, desde que os cuidados antes e após o tratamento sejam feitos com disciplina.
O endolaser é um procedimento eficaz para tratar safenas doentes e varizes de grosso calibre. É minimamente invasivo, rápido e não requer que cortes sejam feitos, apenas uma punção ou pequena incisão.
Isto porque este método para tratar varizes é feito por meio da introdução de uma fibra óptica na veia doente. Assim, o laser é disparado dentro do vaso para que ele “seque”, desintegre e seja absorvido naturalmente pelo organismo, descartando a necessidade de remoção da veia varicosa.
Durante o procedimento, o paciente não sente dor, pois geralmente é feito com anestesia local combinada com sedação leve. O endolaser não deixa cicatrizes e a recuperação é muito rápida, no primeiro dia já é possível trabalhar, dirigir ou caminhar normalmente.
A cirurgia endovascular, apesar de também ser um procedimento cirúrgico, tem um perfil diferente da grande maioria. Isto porque, além de tratar vários quadros diferentes, sejam eles mais graves ou em partes do corpo de difícil acesso, é minimamente invasiva, já que é realizada por meio da introdução de um ou mais cateteres em um determinado vaso sanguíneo.
Durante o procedimento, o angiologista controla os cateteres com equipamentos de hemodinâmica ou arco cirúrgico, para que as veias e artérias possam ser visualizadas por meio de raio-x e contraste, além de equipamentos que permitem a visualização em três dimensões e com imagens de alta definição.
Por isso, não é preciso realizar cortes na pele do paciente, apenas uma pequena incisão ou punção, garantindo seu conforto e segurança durante e após o procedimento. A recuperação é menos dolorosa e mais rápida (depende do quadro tratado com a cirurgia).
A cirurgia endovascular é parte fundamental do tratamento de:
– Aneurismas;
– Varicoceles;
– Varizes pélvicas;
– Lesões obstrutivas;
– Dissecção da aorta;
– Miomas uterinos.
Este procedimento cirúrgico, também conhecido como microcirurgia de varizes ou flebectomia ambulatorial, é rápido e pode ser feito diretamente no consultório e, em casos mais intensos, no centro cirúrgico.
A microcirurgia vascular é indicada para o tratamento de veias varicosas, sejam elas superficiais ou reticulares, como aquelas microvarizes ramificadas que comumente aparecem na parte de trás dos joelhos, nas laterais das coxas e das pernas. Também pode ser utilizada para tratar varizes mais calibrosas, quando acompanhadas de outras técnicas indicadas pelo angiologista.
Para o procedimento ser realizado, é feita anestesia local ou raquidiana. Depois disso, são feitas incisões minúsculas na pele para permitir a entrada de um micro gancho utilizado para remover as varizes. Devido ao tamanho ínfimo das incisões, não é preciso suturar a pele, pois ela regenera naturalmente e em pouco tempo.
A alta hospitalar ocorre no mesmo dia da cirurgia, e o paciente é orientado a andar logo após o efeito da anestesia. Normalmente, recomenda-se de 3 a 4 dias de repouso relativo em domicílio, e um intervalo de até duas semanas para o retorno às atividades físicas. Além disso, é providencial proteger a região tratada da exposição solar a fim de evitar manchas após a cicatrização.
Quando o número de varizes removidas é grande, geralmente a recuperação requer o uso de ataduras após o procedimento e meias compressivas durante a recuperação.
A aplicação de espuma (também conhecida como microespuma ou espuma densa) pode ser feita em todos os tipos de vasos, sejam eles superficiais ou profundos, como a veia safena.
Por isso, em muitos casos, a aplicação de espuma pode substituir a cirurgia no tratamento de veias mais calibrosas, descartando a necessidade de repouso.
É uma técnica minimamente invasiva que consiste na combinação de um esclerosante (polidocanol) com o ar ambiente, agitada até se transformar numa espuma. Depois disso, a mistura espumante é injetada na veia doente até preenchê-la completamente e inutilizá-la. Em veias mais calibrosas, a técnica é feita com o auxílio de ultrassom.
A aplicação de espuma pode ser feita no próprio consultório, garantindo comodidade e conforto ao paciente. É um procedimento rápido, minimamente doloroso e não requer o afastamento do trabalho e atividades cotidianas, apenas evitar totalmente a exposição solar.
A resposta é: depende. Cada caso precisa ser avaliado individualmente para recomendar o melhor tratamento. Essa avaliação e diagnóstico só podem ser feitas pelo médico angiologista, o profissional especializado no assunto.
A partir da consulta, o médico irá avaliar o quadro do paciente, ouvir suas queixas e recomendar o tratamento mais efetivo. Em consulta, será explicado o valor e como será feito o procedimento, quais cuidados necessários após e em quanto tempo o paciente sentirá os resultados.
Portanto, desconfie quando encontrar na internet valores e indicações sem uma análise individual.
Para saber qual tratamento para varizes é mais indicado para o seu caso, agende uma consulta com o especialista da Clínica Templo.
Agende sua consulta com facilidade e agilidade pelo nosso WhatsApp. Clique no botão abaixo e fale conosco.